domingo, 18 de maio de 2008

Amedeo Modigliani





























O pintor e escultor Amadeo Modigliani nasceu em 1884 em Itália, em Livorno. Iniciou a sua formação em arte na sua terra natal. Contudo, os seus estudos foram prosseguidos em Florença e posteriormente em Viena. Todavia, é em Paris que ele se mantém a partir de 1906. Na capital francesa ele viveu uma vida boémia tornando-se viciado em drogas e álcool. Proveniente de uma família pobre judaica, na sua infância foi incentivado pela sua Mãe a frequentar museus de arte.
Experienciou uma vida pobre juntamente com outros companheiros de arte.
Em 1917 conhece Jeanne Hébuterne, esta tornou-se a sua modelo e companheira, da qual teve uma filha em 1918.
Sofreu desde criança de uma doença crónica, de Tifo, que o obrigou a realizar inúmeras viagens para o seu tratamento, porém este facto proporcionou-lhe um intercâmbio cultural.
Uma das suas obras mais importantes foi "O violoncelista", que expôs no Salão dos Independentes de 1909.
Os temas Escolhidos por Modigliani foram os retratos e os nus femininos com modelos que, segundo o pintor, expressavam "a muda aceitação da vida". As suas esculturas foram influenciadas pela arte africana e Cambojana.
É em 1917, por intermédio do poeta polaco Leopold Zbowki, consegue uma exposição individual na galeria Weil, porém teve uma duração curta devido ao impacto escandaloso provocado pelos seus nus. A sua pintura é fruto de um estilo próprio e autónomo. Retrata nas suas figuras sensualidade que é não só transmitida pela nudez mas pelo alongamento dos traços.
Modigliani morreu em 1920, no dia após à sua morte a sua esposa grávida de nove meses suicidou-se, atirando-se do quinto andar. Modigliani é considerado um dos artistas plásticas mais importantes do século XX.

Texto:Anabela Ribeiro

Sem comentários: