sábado, 16 de fevereiro de 2008

Jean-Michel Basquiat

















Jean-Michel Basquiat nasceu em 22 de Dezembro de 1960 em Brooklyn, Nova Iorque e morreu em 12 de Agosto de 1988. O seu pai, Gerard Basquiat nasceu em Port-au-Prince, no Haiti, e a sua mãe nasceu em Brooklyn de pais Porto Ricanhos.
Foi o primeiro artista de grafites, ligado às suas obras está o neo-expressionismo.
Revelando a sua aptidão, desde muito cedo, para o desenho, pintura, é impulsionado pela sua mãe a participar em actividades relacionadas com arte.
Aos 17 anos, em 1977, Basquiat e o seu amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafites em prédios abandonados de Manhattan, "Samo" ou "Samo shit"( a mesma merda de sempre), era a assinatura deixada nas paredes, o que gerou curiosidade e interesse das pessoas.
Em 1978 o projecto "Samo" acabou, surgiu nas paredes o escrito "Samo is dead".
Basquiat, em 1978, abandonou a escola e saiu de casa. A sobrevivência deste artista ficou à da venda de camisolas e postais na rua. Alcançou nessa altura um determinado grau de celebridade, pois também entrou em programas televisos.
Posteriormente, Basquiat formou uma banda, designada Gray, com o Vicent Gallo, então cantor e actor da época. Tocaram em clubes e participaram no filme "New Iorque Beat Movie".
Todavia, é de salientar que foi em Junho de 1980 que ganhou uma maior popularidade proporcionada pela sua participação no “The Times Square Show”, exposição constituída por vários artistas, cujo seu patrocínio estava a cargo de uma instituição intitulada “Colab”.
Rene Richard, poeta e crítico de arte, em 1981, publicou um artigo sobre o artista, com o título "The Radiant Child" in Artforum, o que impulsionou o seu reconhecimento a nível internacional.
Nos anos posteriores, Basquiat expôs as suas obras ao lado de artistas como Keith Haring e Barbara Kruger, artistas de Nova de Iorque. Contudo, é de referir que com a colaboração de galeristas famosos realizou exposições de âmbito internacional.
As suas obras expunham imagens de rua, da cultura negra e da televisão.
Em 1984, Basquiat enveredou pelo caminho das drogas, pois tornou-se viciado em heroína. É porém nesta época, que devido ao seu estado, os negociantes de artes levavam as suas obras inacabadas e venderam a um preço exorbitante.
Em 1988, Basquiat morreu de overdose de drogas, com apenas 27 anos.
Foi realizado um filme, em 1996, chamado “Basquiat”, baseada na vida do artista, realizado por Julian Schnabel e com a participação de Jeffrey Wright, no papel de Basquiat, de Michael Wincott e de Benicio Del Toro.
Texto:Anabela Ribeiro






Sem comentários: